23/08/2017

Pata de Urso Dois :: Receita + Video Passo a Passo #P68

Print Friendly and PDF




Olá amigos, a receita de ponto que eu compartilho hoje é uma variação do Ponto Pata de Urso, e eu não indico para quem é iniciante no tricô, pois o ponto é lindo, mas é cheio de detalhes que podem comprometer o trabalho se você tem menos experiência. Ele não tem em revistas de pontos nacionais, eu busquei ele em cadernos da minha mãe bem antigos e dei várias dicas minhas de como tecer, pois como eu disse, ele tem vários "pulos de gatos" e eu vou passar a forma que eu teço ele para você ok?  O avesso é acompanhando os pontos, eu escrevi aqui a carreira do avesso apenas para ajudar os iniciantes, mas o avesso é sempre acompanhando os pontos e tecendo as laçadas como tricô!







Nº de Pontos múltiplo de 21 + 1 + 2 pontos de borda.

Esse ponto é feito no avesso da peça, então faça 1 carr em meia preparatória para ir à carreira do avesso e começar ele.

1ª carr: (1m) 1m, [1m, 3t (5 vezes)], 1m, laç, [1m, 3t (5 vezes)] 1m (1m).
2ª carr: acompanhe os pontos, fazendo as laçadas como tricô.
(1t) [1t, 3m (5 vezes)] 3t, [3m 1t (5 vezes)]  1t (1t).

3ª carr: (1m) 1m laç,  [1m, 3t (5 vezes)] 1m, laç, 1m, laç, [1m, 3t (5 vezes)] laç, 1m (1m).
4ª carr: acompanhe os pontos, fazendo as laçadas como tricô.
(1t) 1t [1t, 3m (5 vezes)] 5t [3m, 1t (5 vezes)] 2t (1t).

5ª carr: (1m) 1m, laç, 1m, laç [1 sem fazer em meia, 1 sem fazer em meia, teçe eles juntos em meia pela perna de trás, 2t (5 vezes)] 1m laç (4 vezes),  [1 sem fazer em meia, 1 sem fazer em meia, teçe eles juntos em meia pela perna de trás, 2t (5 vezes)] laç 1m laç, 1m (1m).
6ª carr: acompanhe os pontos, fazendo as laçadas como tricô.
(1t) 3t [1t, 2m(5 vezes)] 9t [2m, 1t(5 vezes)] 4t (1t).

7ª carr: (1m) 1m, laç (4 vezes) [1 sem fazer em meia, 1 sem fazer em meia, teçe eles juntos em meia pela perna de trás, 1t (5 vezes)] 1m laç (8 vezes) [1 sem fazer em meia, 1 sem fazer em meia, teçe eles juntos em meia pela perna de trás, 1t (5 vezes)] laç 1m (4 vezes) (1m).
8ª carr: acompanhe os pontos, fazendo as laçadas como tricô.
(1t) 8t [1m, 1t(5 vezes)] 16t [1m, 1t (5 vezes)] 8t (1t).

9ª carr: (1m) 8m, [1 sem fazer em meia, 1 sem fazer em meia, teçe eles juntos em meia pela perna de trás (5 vezes)] 16m  [1 sem fazer em meia, 1 sem fazer em meia, teçe eles juntos em meia pela perna de trás (5 vezes)] 8m (1m).

10ª carr: (1m) 8m [fio para frente passe 5 ptos sem fazer pela perna da frente, fio para trás, devolve os 5 ptos para a gulha da esquerda pela perna de trás (2 vezes) dê uma apertadinha e faz 5m nesses pontos)] 16 m [fio para frente passe 5 ptos sem fazer pela perna da frente, fio para trás, devolve os 5 ptos para a gulha da esquerda pela perna de trás (2 vezes) dê uma apertadinha e faz 5m nesses pontos)] 8m, (1m).

11ª carr: meia.
12ª carr: meia.

Você terminará com menos 1 ponto e portanto é preciso fazer 1 aumentos na 1ª carreira e você deve repetir sempre as carreiras 1 à 12 (sem a carreira preparatória). Se você tem dúvidas de como e onde colocar esse aumento, eu fiz um vídeo explicando:


Ps.: Deixei umas partes da receita em vermelho, para facilitar a leitura e a execução.



Seu apoio significa muito para mim. Se você gosta do meu trabalho, não deixe de mostrar seu apoio curtindo, compartilhando e visitando as redes sociais do blog, estamos no FacebookInstagramTwitterPinterest e também no YouTube! Este post acaba aqui, mas você pode continuar lendo e tricotando comigo passeando pelas categorias do blog. Um abraço.   

Comentários

  1. Oi bom dia!
    Olá, tudo bem?
    Querida, amo fazer tricô e me encontrei c seu blog.
    Amo ver suas receitas e o modo de fazer nos seus vídeos.

    Queria saber como fazer a pantufa turca. Vc pode ajudar?

    ResponderExcluir
  2. bom dia,

    acho lindo como vc explica bjus...

    ResponderExcluir
  3. bom dia,
    adoro ver como vc explica bjusss.

    ResponderExcluir
  4. Você explica maravilhosa bem obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts. Gostaria apenas de lembrar que comentários anônimos (e sem nome) vão para outra aba em meu painel de mensagens junto com spans e mensagens de propaganda. Um abraço.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.