O resultado final é assim...
Fotos e Passo a Passo: Blog-By-Day.blogspot.com
Com a Ajuda da Mamãe na: Loja & Ateliê Alinhavo
Eu sempre quis colocar etiquetas nas minhas peças de tricô, mas sempre me pareceu algo caro e difícil de conseguir. Eu então recorri à minha mãe (que utiliza etiquetas de cetim em suas peças encomendadas) e em uma noite, após fecharmos o ateliê, pedi que ela montasse uma etiqueta para fazer esse passo a passo aqui para o blog, esse post todo deu um trabalhão, mas eu queria muito dar essa dica à vocês. Clique nas imagens para ver maior.
1º passo: Primeiro você fará a arte da sua etiqueta. Eu fiz no Word, basta escrever a palavra (usei tamanho 11), pode colocar alguns desenhos, e espalhar várias palavras pela folha (use papal transfer, que você encontra em papelarias). Na hora de imprimir, o mais importante é pedir para a impressora colocar tudo de trás para frente. Nem toda a impressora tem essa opção. Nas que tem, você vai em: Imprimir - Propriedades - Acabamento - e marque o quadradinho Imagens em Espelho - dê OK - e mande imprimir.
2º passo: Você pode utilizar vários tecidos diferentes para imprimir as etiquetas. Nós usamos a fita de cetim nº 2 na cor branca. Recorte ela maior que o nome, uma vez que as pontas serão costuradas no tecido.
3º passo: Recorte o nome. Eu recomendo que vocês façam ou o recorte quadrado bem certinho (quase no tamanho certo da largura da fita), ou aquele que vai contornando a palavra, bem rente à ela.
4º passo: Nosso recorte ficou bem simples, e meio torto, mas vocês devem fazer bem bonitinho.
5º passo: O ferro de passar não precisa estar muito baixo, mas como a fita de cetim é delicada, eu recomendo que na primeira vez vocês tentem aos poucos a temperatura certa.
6º passo: O papel deverá ser colocado com a face escrita virada para o tecido. Não precisa fazer nada, basta posicionar na fita de cetim, e passar o ferro algumas vezes sobre o papel.
7º passo: Após algumas passadas do ferro, você deve com cuidado ver se a fita esta soltando a película de fora do papel. As vezes ela não passou inteira para a fita, mas basta passar mais um pouco no ferro que ela sai, por isso, nunca puxe de uma vez.
8º passo: E pronto. Reparem que como o nosso recorte foi mau feito, ficou um pouco visível a margem do recorte mau feita, mas vocês com certeza farão melhor. Espero que tenham gostado. Um beijão.
ps: as etiquetas não suportam água e pressão. Um simples molhar não retira o papel, mas se você passar o dedo por exemplo, o papel saí.