Olá, o post de hoje eu levei muito tempo para escrever pois queria fazer um bom post, que não deixasse dúvidas e que explicasse para quem quer realmente aprender. Então não tenha preguiça de ler, de ver os vídeos com as explicações e se no fim de tudo você ficar com dúvidas, aí você pode postar que eu tento explicar novamente. Eu reuni várias perguntas que vocês me pediam entre elas:
1ª: Day como eu faço para adaptar a receita que você postou para um tamanho maior ou menor?
2ª: Day como eu faço para tecer essa receita se não tenho esse fio e essa agulha?
3ª: Day quantos pontos eu coloco para fazer essa peça ?
Responder essas dúvidas não é simples e fácil, e para isso eu precisei fazer uma explicação que englobasse três pontos principais, foram eles:
1º: Para explicar como aumentar uma receita mudando a agulha e o fio.
2º: Para explicar o quê é uma amostra e tensão de pontos no tricô.
3º: Para explicar o cálculo de quantos pontos você vai colocar na agulha para sua nova peça.
♥♥♥
Neste primeiro vídeo eu mostro para vocês como eu faço para aumentar ou diminuir uma receita apenas mudando as agulhas e os fios. Essa mudança de materiais é muito boa para quando se precisa aumentar 1 ou dois tamanhos da peça original. Não mudamos nada na receita original, pois mudamos a escala da peça por completo. A peça em lilás mostrada na foto abaixo foi feita com agulha nº 3.5 e serve para 6 meses. A em amarelo foi tecida com agulha 4.5 e serve em criança de 2 anos e meio. Fiz uma tabelinha rápida relacionando as agulhas os fios e os tamanhos, mas essa tabela eu fiz com base nas minhas receitas e na minha forma de tecer. Pode não dar certo para todos, mas achei legal compartilhar para que possa ilustrar o quê eu expliquei:
Agulha: 2.5 - 3.0 - 3.5
Idade: 3 meses à 1 ano
Fio: Baby Charm, Super Bebê, Anne, Camila Fashion, Charme
Agulha: 4.0 - 4.5 - 5.0 - 5.5
Idade: 1 ano e meio à 4 anos (nas numerações 4 e 4.5) crianças até adultos com as outras.
Fios: Aqui eu encorpo os fios, mesclando fios sintéticos com fios de algodão ex: Anne + Super Bebê, Camila + Baby Cham.
Agulhas: 6.0 - 7.0 - 8.0
Idade: aqui são peças de adulto ou peças grandes
Fios: aqui sempre uso fios mais encorpados naturalmente, ex: Família, Premium, Mollet, D'Primera
Neste segundo vídeo, eu explico para vocês um pouco sobre a tensão dos pontos, e mostro como fazer o cálculo que permite que você faça uma peça igual a peça da receita que você escolheu, utilizando os fios e as agulhas que você têm. Neste vídeo eu mostro isso na prática através de um exemplo e explico a regra de três. Esse calculo permite que você saiba de forma mais precisa, quantos números colocar na sua montagem de pontos, para que a sua peça fique de acordo com as suas medidas. Ou seja, você poderá ver uma receita que gosta, mas que não tem seu tamanho, e através da receita, você poderá calcular as mudanças na montagem dos pontos, para tecer a sua versão da receita (seja ela maior, menor).
Este terceiro e último vídeo, é um bônus. Eu achei que não expliquei bem a amostra no tricô e a medida da tensão dos pontos, então fiz esse último vídeo para as colegas que por ventura ficaram com dúvidas nesta parte ao ver os vídeos anteriores. Portanto o foco deste último vídeo é a amostra, para que serve, como é feita, como é medida, e sua aplicação na vida de uma tricoteira.
Não sou mestre no tricô, então me perdoem os erros, e tropeços no vídeo. Levei um dia inteiro escrevendo esse post e não sei se consegui explicar... eu adoraria poder sentar com cada uma de vocês em volta de uma mesa, comendo uma bela pizza de queijo e explicar como isso tudo funciona, mas acredito que com esses vídeos vocês podem começar a compreender como as amostras, os ajustes, e as medidas de tensões são feitas. Deixo um beijo no coração de cada uma de vocês que leram o post até aqui, que realmente se dedicam a aprender e não desistem. Um abraço e bom tricô.