06/05/2016

Casaquinho Salmão :: Receita e Vídeo Aula #158

Print Friendly and PDF

Vamos tecer juntos? O post de hoje foi pedido por muuuitas pessoas e antes de tudo, gostaria muito de agradecer à Nany Bastos do blog 1000 Artes, por ter cedido gentilmente sua versão da receita e permitido que eu postasse ela aqui no blog para vocês. Esta receita foi originalmente publicada em uma revista de tricô que infelizmente não é mais vendida ou publicada, a Nany fez uma versão nova da receita que eu pedi para usar na criação deste post e na gravação da vídeo aula. Eu a reeditei apenas detalhando mais e fazendo mudanças muito pequenas na receita para facilitar a compreensão dos iniciantes, portanto o quê você vai ler à seguir são as informações e medidas extraídas da minha peça final. Não retire os créditos, e qualquer dúvida estarei aqui.


Créditos/Agradecimentos: 
Receita Original: Revista de Tricô MonTricô (autor desconhecido).
Adaptação da Receita: Nany Bastos - Casaquinho Gabriel (1000 Artes by Nany).
Reedição da Receita, Vídeo Aula e Fotos: Day (Blog By Day).
Receita Corrigida¹: dia 03.05.2016 (obrigada à leitora Mariangela G.)
Receita Corrigida²: dia 27/06/2017

Tensão e Medidas da Minha peça Final:
Altura: 30 cm
Largura: 32 cm
Manga: 18 cm
Amostra: 1 quadrado de 2x2 tem 4 cordões em tricô na altura, e 6 pontos na base, feito na agulha nº 3 com o fio super bebê.

Material:
1 novelo de Super Bebê.
Agulha nº 3 (você pode usar retas ou circulares de no mínimo 60 cm), fita de cetim; 3 botões.

Tamanho: (eu fiz o menor ok)
Tamanho: 6-9 meses (9-12 meses).
Obs: Indicações entre parênteses são para tamanho 9-12 meses e devem ser tecidas com agulhas nº 3.5.

Barra 1/1: direito: 1 m, 1 t... avesso: 1 t, 1 m...
Barra 2/1: *2 t, 1 m*...(avesso acompanha os pontos).
Ponto tricô, ponto ferradura, casa de botão, passa fitas, arremate, laçadas, pontos juntos.

Ponto Ferradura: 
1ª carr: 1m, *1 laç, 3meia, 1mate duplo, 3m, 1 laç, 1m*.
2ª carr e todas as pares: em tricô.
3ª carr: 1m, *1m, 1 laç, 2m, 1mate duplo, 2m, 1 laç, 2m*.
5ª carr: 1m,*2m, 1 laç, 1m, 1mate duplo, 1m, 1 laç, 3m*.
7ª carr: 1m, *3m, 1 laç, 1mate duplo, 1 laç, 4m*.

- Início -
Vamos iniciar por baixo. Coloque 163 (173) pontos na agulha n 3 (3.5) e teça 10 carreiras em tricô (avesso e direito), aproximadamente 2 cm de altura.  Em seguida, vamos manter 6 pontos no começo e no fim da carreira sempre tecidos em tricô, até o fim da peça. Nos pontos centrais faremos o ponto ferradura. À 14 (16) cm do início, passar a trabalhar em cordões de tricô e ao mesmo tempo, vamos dividir o trabalho do seguinte modo: 42(46) pontos para um lado da frente; 79(81) pontos para as costas; 42(46) pontos para o outro lado da frente. Aqui tem um erro na legenda do vídeo! A divisão não inclui mais os 6 pontos em cada bordar ok? É apenas 42-79-42 = 163 pontos!

- Cavas - 
Vamos tecer cada lado separadamente. Nas costas, passe a tricotar em cordões de tricô e ao mesmo tempo, remate de cada lado da cava, a cada 2 carr.: 1 ponto (6 x). Deixar à espera os pontos restantes. Retome os pontos das frentes, tricotar em cordões de tricô e faça as mesmas diminuições do lado da cava e deixe à espera.

- Mangas - 
Monte 41 pontos nas agulhas e tricote 2 cm em barra 1/1 (aproximadamente 6 carr). Tricote em seguida uma carreira em meia, aumentando 12 pontos. O avesso é em tricô. Continue agora tecendo o ponto fantasia, lembrando que o primeiro e o último ponto da sua carreira será de borda, e portanto sempre será tecido em meia do direito e avesso do tricô. À 13(15) cm do começo, passe a tricotar em cordões de tricô e ao mesmo tempo, remate de cada lado das cavas, cada 2 carr., 1 pto (6 x.) e deixar os pontos restantes à espera. Teça a outra manga da mesma forma.

- Pala -
Retomar os pontos deixados à espera na seguinte ordem: frente direita; 1 manga; costas; a outra manga; frente esquerda. Em seguida tricote em barra 2/1 por 2 cm, continuando em cordões de tricô nos 6 pontos em cada borda. Vou detalhar abaixo carreira por carreira essa parte da pala pois vou incluir as casas de botões:

1ª carr: 3t, laç, 2pjt, 1t *2t, 1m* 6t.
2ª carr: 6t (*barra 2/1) 6 t.
3ª carr: 6t (*barra 2/1) 6 t.
4ª carr: 6t (*barra 2/1) 6 t.
5ª carr: 6t (*barra 2/1) 6 t.
6ª carr: 6t (*barra 2/1) 6 t.

A 2cm (3cm) inicie a segunda parte da pala:
1ª carr: 6t *2pjt, 1m* 6t. (aqui faremos as diminuições para a barra 1/1).
2ª carr: 6t *1t, 1m* 6t. 
3ª carr: 6t *1t, 1m* 6t.
4ª carr: 6t *1t, 1m* 6t.
5ª carr: 3t, laç, 2pjt, 1t *1t, 1m* 6t.
6ª carr: 6t *1t, 1m* 6t.
7ª carr: 6t *1t, 1m* 6t.
8ª carr: 6t *1t, 1m* 6t.

Em seguida, vamos fazer o passa fitas:
1ª carr: 6t *2pj meia* 6t.
2ª carr: toda em tricô.
3ª carr: 6t * 2pjm, laç* 1m, 6t.
4ª carr: toda em tricô.

Para finalizar, faremos:
1ª carr: toda em tricô.
2ª carr: toda em tricô.
3ª carr: 3t, laç, 2pjt, todo os outros pontos em tricô.
4ª carr: tricô.
Arremate em tricô.

- Finalização -
Para finalizar arremate as pontas dos fios, costure as mangas, pregue os botões e coloque a fita de cetim do passa fitas. Decore como preferir. Não é necessário blocar.







Comentários

  1. Estou encantada você tão nova e faz tantas coisa lindas em trico parabéns um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Você é muito especial nas suas orientações. Continues pois seus dons serão multiplicados.Boa noite.

    ResponderExcluir
  3. Olá adorei o seu casaquinho vou fazer igual para oferecer para a menina de uma amiga que vai nascer
    Adoro as suas explicações
    Beijo grande
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      ♥ Que o bebê venha com muita saúde. Um abraço.

      Excluir
  4. Amei suas explicações de3 como fazer esta fofura de casaquinho. Assim que o meu ficar pronto vou te mandar a foto. Muito obrigada por compartilhar o seu saber conosco Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, esse será meu próximo trabalho.....e vamos lá...bjs

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, esse será meu próximo trabalho..... e vamos lá.... bjs

    ResponderExcluir
  7. Achei esse casaquinho de bebe "Salmom muito dificil de fazer, pois errei inumeras vezes , e só comecei acertar quando conseguia acompanhar pelo video , a receita esta diferente , atrapalho quando é do avesso . A pala não consegui achar a primeira e segunda parte , nossa estou apanhando muito ,e olha que não sou principiante ., terminei com inumeros erros , mas vou fazer outro até acertar. Queria saber se tem receita de sapatinho com o mesmo ponto "Ferradura" Esse modelo é muito lindo, .

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de trico, crochê, bordado, vc esta de Parabéns♡

    ResponderExcluir
  9. oi gata garota, comecei com 163 pts e vou fazer a 7 carreira, mas já esta com 168 pts....e nunca fica só os 6 no final....triste. Poderia me dar um help?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cíntia infelizmente não sei onde você está errando mas veja a receita escrita e o vídeo com calma, assim que descobrir o erro ele nunca mais aparecerá.
      Um abraço 💛💙

      Excluir
  10. Boa tarde Day, fiz esse casaquinho, apanhei no inicio até entender o ponto, depois foi fácil, vi várias vezes o vídeo finalizei com sucesso, vou postar pra vc ver, mais uma vez agradeço pelos vídeos e compartilhar com todos, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Por favor, help! Não entendi: depois do primeiro ponto meia, sempre se inicia o ponto fantasia pelo asterisco, não repetindo o primeiro ponto meia?
    Aguardo ansiosamente.

    ResponderExcluir
  12. Por favor, help! Não entendi: depois do primeiro ponto meia, sempre se inicia o ponto fantasia pelo asterisco, não repetindo o primeiro ponto meia?
    Aguardo ansiosamente.

    ResponderExcluir
  13. Oi Day, achei lindo esse casaquinho e fiz para o meu netinho Pietro que acabou de nascer, fiz em verde..Peguei as aulas pelo YouTube, você explica muito bem. É uma tricoteira de primeira😍😍 queria te mandar foto ...

    ResponderExcluir
  14. Quero fazer um blusa tamanho 6 anos...não tenho receita...poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  15. Olá,Day adorei suas aulas,estou com alto astral la em cima porque era uma coisa que queria aprender des de criança e nuncar tiver oportunidades,comprei o kit para começa a aprender,e do amando cada aula. Mas hoje já aos meus 38anos e com uma filha linda tenho muita vontade de fazer casacos etc... para ela e vc está me ajudando ja que não sabia de nada.Bjs...e estou praticando e ensinada à minha pequena também.

    ResponderExcluir
  16. Olá,Day adorei suas aulas,estou com alto astral la em cima porque era uma coisa que queria aprender des de criança e nuncar tiver oportunidades,comprei o kit para começa a aprender,e do amando cada aula. Mas hoje já aos meus 38anos e com uma filha linda tenho muita vontade de fazer casacos etc... para ela e vc está me ajudando ja que não sabia de nada.Bjs...e estou praticando e ensinada à minha pequena também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Alcione que bacana saber de tudo isso, muito bem vinda ao blog, espero que você consiga tecer muitos casacos com as receitas aqui disponíveis. Um abraço enorme à você e à sua filha 🙏

      Excluir
  17. Adorei este casaquinho, já comprei todo material, obrigada por dividir conosco

    ResponderExcluir
  18. Olá Day tenho uma dúvida deixamos o primeiro ponto sem fazer e aí fazemos a carreira toda em tricô minha dúvida é: o último ponto também deixamos sem fazer???Bjsss😚😚😚

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O último você tece normal, só o primeiro que gosto de pular mesmo 😊 um abraço e excelente fim de semana!

      Excluir
  19. Na receita não diz para passar o primeiro ponto sem fazer, somente no vídeo vc diz.ADOROOO SEUS TRABALHOS INVCLUSIVE JÁ FIZ UMA BLUSA COM O BARROCO FICOU MARAVILHOSA.VC É DEMAIS ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque não é algo necessário, é algo que eu gosto de fazer na hora que tô tricotando, essas coisas se vão na receita escrita tem gente que pode fazer errado, e pra não complicar, eu mostro no vídeo (não da errado se você não fizer, mas pode dar errado se você fizer da forma errada entende) 😊 um abraço.

      Excluir
    2. Obrigada pela sua atenção bjssssssssssss

      Excluir
  20. Oi. sou Lena Gonçalves e gostaria de te agradecer por ensinar como fazer um casaquinho de baixo para cima. Foi de grande ajuda e voce explica de uma maneira que nao tem como aprender. Muito obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, estou na primeira carreira do ponto fantasia, logo após a Barra, mas faço 163 pontos, deixo 12 nas laterais, restam 151 pontos para trabalhar no meio, pelos meus cálculos na primeira carreira, cada esquema consome 11 pontos da carreira debaixo, minha conta não fecha no final, sempre falta, não consigo terminar na laçada e meia, me ajude a entender por favor, será que entendi algo errado? Já desmanche 3x. Meus cálculos 4 de cada lado (1 meia 3 meias) e no meio mate duplo que consome 3 pontos, total 11. Não tem como dar exato em 151. Socorro! Um abraço! Angélica

    ResponderExcluir
  22. Oi desculpa, acabei de ver o que significa asterisco na receita. A leiga aqui não sabia que só repetia o que estava entre os asteriscos. Desconsidera... Muito obrigada pela gentileza de ensinar! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina não é que eu também fiz isso! 😱
      Seu comentário acabou sanando minha maior dúvida, obrigada.

      Excluir
  23. OBRIGADAAAAA... Sua vozinha deve se orgulhar de você lá no céu. PARABENS

    ResponderExcluir
  24. Oi Boa noite a sua receita de vídeo ta diferente do seu blog ai fico perdida vc começa o pontos e não como seguir depois vc fala 1 meia e depois 2 meia então São 3 meias porque não tem lavar a antes deste 1 meia e depois 2 meias me ajude faça até as seguintes vc só fala a primeira carreira não sei como proceguir obrigada

    ResponderExcluir
  25. Oi Boa noite a sua receita de vídeo ta diferente do seu blog ai fico perdida vc começa o pontos e não como seguir depois vc fala 1 meia e depois 2 meia então São 3 meias porque não tem lavar a antes deste 1 meia e depois 2 meias me ajude faça até as seguintes vc só fala a primeira carreira não sei como proceguir obrigada

    ResponderExcluir
  26. Oi Boa noite a sua receita de vídeo ta diferente do seu blog ai fico perdida vc começa o pontos e não como seguir depois vc fala 1 meia e depois 2 meia então São 3 meias porque não tem lavar a antes deste 1 meia e depois 2 meias me ajude faça até as seguintes vc só fala a primeira carreira não sei como proceguir obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu problema e este também espero que obter resposta pois adorei o casaquinho

      Excluir
  27. ola
    como fazer mate duplo não sei faze pode me ensinar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, eu já gravei esse ponto. Qualquer dúvida clique no menu superior:
      1. tricô
      2. Abreviações
      http://blog-by-day.blogspot.com.br/p/abreviacoes.html

      Lá tem a explicação do ponto e vídeo com passo a passo.
      :)

      Excluir
  28. Day boa noite, gostaria de saber se a largura da peça q vc colocou acima, se vc tem a largura sem as dobras. Agradecida

    ResponderExcluir
  29. Day boa noite gostaria de saber se vc tem a largura da peça sem as dobras.
    Agradecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho, pois essa peça não está mais comigo, eu já dei ela e não tenho como medir, lamento :(

      Excluir
  30. Olá tudo bem? Gostaria de saber como vc chega a divisão dos pontos. Estou fazendo com 148 pontos

    ResponderExcluir
  31. Olá tudo bem? Gostaria de saber como vc chega a divisão dos pontos. Estou fazendo com 148 pontos

    ResponderExcluir
  32. Amiga tu eh uma excente professora mesmo que vc ache que não eh kk!! Meu casaquinho ficou lindo e olha que não sou uma expert em Tricoh!! Pena que não sei como postar fotos aqui!! Deus te abençoe!!!����������������❤️❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Claudia, pra mim, na escola da vida, somos trodos alunos.
      Mande a foto para canaldaylandia@gmail.com será um prazer postar no instagram do blog @blogbyday
      🌼🌼🌼

      Excluir
  33. Teci esse casaquinho salmão para minha sobrinha,ficou lindo!

    ResponderExcluir
  34. Muito boa noite moça 😍
    Estou encantada com seus trabalhos e estou tentando fazer esse casaquinho, mas algo está errado comigo kkkk, coloco os 163 pontos na agulha e teço em tricô, mas ao chegar ao fim da primeira carreira,em ponto fantasia,noto que faltam três pontos pra fechar certinho, como você mesma disse. Deixo os seis primeiros e os seis últimos em tricô, mas antes de chegar os seis últimos faltam os três pontos! Se puder me ajudar, ficarei muito grata. 😚

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, esse casaquinho não é muito fácil de fazer por isso fiz esse vídeo a uns anos atrás, mas não ficou muito bom porque na época eu não tinha câmera nem sabia gravar direito. Não sei como lhe ajudar, porque não sei onde pode ser o erro, eu penso em regravar esse casaquinho porque muitas pessoas tem dificuldades nele (ele é bem complicadinho). Mas veja a receita com calma, e veja o vídeo, verifique as laçadas, elas costumam ser a fonte do problema.

      Excluir
  35. Estou com dificuldade para repetir o ponto no começo da certo apos não eu não sei como faco a repetição pode me ajudar vou dar um exemplo na primeira carreira 1 meia 1 lacada 3 meia 1 lacada mate duplo 3 meia 1lacada 1 meia me perco em seguir não sei se faço 4 ou 3 meia porque terminou em 1 meia por favor me ajuda 😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, esse casaquinho não é muito fácil de fazer por isso fiz esse vídeo a uns anos atrás, mas não ficou muito bom porque na época eu não tinha câmera nem sabia gravar direito. Não sei como lhe ajudar, porque não sei onde pode ser o erro, eu penso em regravar esse casaquinho porque muitas pessoas tem dificuldades nele (ele é bem complicadinho).

      Mas você deve fazer o 1º pontos, depois só repetir o quê está entre os * * se não dará errado o ponto ok ^^

      Excluir
  36. Day qdo tiver um tempinho regrava esse casaquinho. Assim como mtas pessoas me atrapalho e acabo errando toda hora. Quero mto conseguir fazê-lo pra minha filha. Um abraço

    ResponderExcluir
  37. Como faço uma touca com o ponto do casaquinho? Quantos pontos coloco na agulha?

    ResponderExcluir
  38. Quantos pontos coloco na agulha para fazer uma touquinha de saída de maternidade? Ponto fantasia do casaquinho.

    ResponderExcluir
  39. Oi!
    Gostaria que me informasse quantos pontos coloco na agulha para fazer o casaco para recenascido.

    ResponderExcluir
  40. Day, qual linha você me indica pra fazer esse casaquinho (linha algodão)... Adoro seus trabalhos!! Bjooo

    ResponderExcluir
  41. Amei esse casaquinho ,e voce é uma otima professoara

    ResponderExcluir
  42. Adorei o casaquinho, mas não consigo visualizar corretamente o vídeo, ele aparece com você fora da tela, é uma pena.

    ResponderExcluir
  43. Oie, essa foi a primeira peça de tricô que eu fiz na vida e consegui graças a sua clareza ao explicar. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  44. Oiii Day.. .este é o próximo com fio de algodão, mostro quando terminar.. .bjooo

    ResponderExcluir
  45. Você é incrível!!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  46. Oi! Adorei esse casaquinho. Queria fazer para recém nascido á 3 meses. Quantos pontos coloco? E como fica á divisão? Te agradeço. Beijos

    ResponderExcluir
  47. Querida, amei essa receita =casaquinho salmão obrigada bjussss no seu coração

    ResponderExcluir
  48. Day adoro suas receitas amo fzr trico queria se possível vc me explicar como faço uma gola Esmoki para adulto desde já agradeço bjus

    ResponderExcluir
  49. Day adoro suas receitas amo fzr trico queria se possível vc me explicar como faço uma gola Esmoki para adulto desde já agradeço bjus

    ResponderExcluir
  50. Day, obrigada, tenho aprendido muito com você.

    ResponderExcluir
  51. Adoro esse casaquinho, já fiz dois para doação um salmão e outro amarelinho.

    ResponderExcluir
  52. Day, consegui fazer sem dificuldades e ficou lindo! Brigada pela dedicação e didática maravilhosa!

    ResponderExcluir
  53. Day, suas aulas são maravilhosas, obrigada. Esse casaquinho ficou lindo!!

    ResponderExcluir
  54. bom dia Day como faço pra fazer essa receita para crianças de 5 e 6 anos.

    ResponderExcluir
  55. Já estou no quarto casaquinho, com esse modelo de pala. Teve dois que fiz no ponto Ajur em ondas. Adoro teus vídeos. Ah, e também fiz um blusão adulto, para minha prima com uma das tuas receitas.

    ResponderExcluir
  56. Boa noite Day. Fiz o casaquinho na cor verde, ficou lindo. Mas queria saber como esconder os fios que ficam no começo e no final da peça. E também aquele que fica na borda, na emenda da pala. Parabéns pelo blog!! Estou adorando

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts. Gostaria apenas de lembrar que comentários anônimos (e sem nome) vão para outra aba em meu painel de mensagens junto com spans e mensagens de propaganda. Um abraço.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.