15/01/2014

O que é Blocar?

Print Friendly and PDF
Oi gente, eu a muito tempo recebi pedidos de algumas pessoas pedindo mais explicações sobre blocar peças em tricô. Na época eu me enrolei com a faculdade e acabei não fazendo os posts comentando o assunto, mas eis que meu recesso chegou, e eu posso finalmente falar um pouco sobre isso. Vamos então às dúvidas que eu fui notando:

Dúvida nº 1: O que é blocar?
 Bom gente, blocar é uma técnica que permite dar um melhor acabamento às pontas dos trabalhos de tricô (você já notou que tem pontas de cachecóis e peças pontudas que sempre enrolam, ficam tortas e não param na forma como você gostaria?) ou então, que algumas peças vão encolhendo com o tempo, quando deveriam permanecer no tamanho que você fez e dar uma leve esticada? Blocar permite que as peças em tricô fiquem no formato que elas deveriam ter.

Dúvida nº 2: Blocar lã e blocar fios sintéticos, é tudo igual?
 Não. Para a lã, você precisa apenas molhar (lavar), retirar o excesso de água e colocar para secar na forma desejada (recomendo usar alfinetes). Já nas peças sintéticas (como o acrílico) o cuidado é com o calor, que não pode ser diretamente na peça, para não queimar o material.

Dúvida nº 3: Formas de blocar?
Você pode usar o calor do ferro (e aquela função de vapores) para ajudar a dar o formato retinho nas peças (mas o ferro não pode encostar direto no tecido, basta deixar o ferro bem próximo a ele), ou pode usar a técnica de por para secar alfinetando a peça na forma certa.

Dúvida nº 3: Posso evitar blocar as peças?
 A Sú do site Novelândia.com.br me deu a dica de como evitar que as peças diminuam de tamanho preparando os novelos antes (novelos que tem a composição 100% algodão e que são da família dos barbantes por exemplo). A receita de pré encolher os fios da Sú é a seguinte: tire o lacre do novelo, dê um nó na ponta do fio prendendo-o em volta do novelo, então molhe-o até ensopar. Em seguida coloque-o na máquina no modo centrifugar e ponha no varal (eles secam em média em 1 dia e meio).

Comentários

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts. Gostaria apenas de lembrar que comentários anônimos (e sem nome) vão para outra aba em meu painel de mensagens junto com spans e mensagens de propaganda. Um abraço.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.