Olá meus queridos. Eu estou agora gravando peças (ao menos estou tentando) não é fácil, demora, eu fico nervosa e erro, demora para editar, mas aos poucos eu devo melhorar. A primeira aula, eu precisei dividir em duas partes pois é uma peça muito complexa, teve gente demais me pedindo essa receita, pedindo ajuda para entender, ajuda para traduzir, ajuda para explicar a entender a parte que a peça é girada. Isso porque já existe uma aula dessa meia na internet, mas não ajuda muito se você não fala inglês, ou se não tem prática com meias. Eu fiz a versão das meias com agulhas circulares (a versão original é com agulhas de duas pontas e você pode ver aqui).
Nesse primeiro vídeo, tem o passo a passo da parte da meia, ou seja do pé. Ela ficou (com o fio fino que eu fiz) próprio para pé nº 38 (eu uso 42, então não entrou nem por um decreto) e vocês podem usar fios duplo, ou ainda, usar um fio realmente mais encorpado, que ela cresce por inteiro. No próximo vídeo, terá o trançado que é mais simples, e como costurar tudo e finalizar.
Depois, eu vou gravar uma versão diferente desta meia, para agulhas retas, beeeeem mais simples, para quem quer uma par de meias com tranças, mas ainda não domina as técnicas.
Vídeo, e edição: Blog-by-day
Receita original: Garnstudio.com
Vídeo com a aula com agulha duas pontas: https://vimeo.com/107788111
Materiais:
Fio Premium da Cisne na cor rosa claro.
Agulha circular nº 6
3 marcadores e 3 botões médios.
tesoura, fita métrica, um alfinete de tricô e agulha de tapeçaria.
Coloque 40 pontos nas agulhas.
Faça uma carreira em meia.
Faça uma carreira em tricô.
(repita essas duas carreiras até o trabalho ter 4 cm, no meu caso, foram 8 carreiras). Você deve parar em uma carreira em tricô.
- Conte os 11 primeiros pontos da carreira, e passe todo os outros para um alfinete de tricô.
Parte de cima da meia:
Trabalhe apenas sobre os 11 primeiros pontos, e logo na primeira carreira, faça 1 aumento no fim e no começo da carreira (faça um aumentos torcendo o fio e colocando o aumento antes dos pontos e no fim de todos eles).
- 1ª carr: toda em meia.
- 2ª carr: toda em meia.
Continue tecendo carreiras em meia do avesso e direito até essa parte da peça tenha 10 cm de altura. Eu contei e deu um total de 22 carreiras.
Na carreira seguinte, faremos um arremate no começo e um arremate no fim da carreira em meia.
Laterais da meia:
Gire o trabalho, e pegue os pontos na lateral da parte de cima da meia.
Levante 16 pontos na primeira lateral.
Ao chegar próximo ao alfinete, libere-o e pegue os pontos dele. Basta sair pegando eles em meia, tecendo-os de volta à nova carreira. Agora você chegou próximo à outra lateral da meia. Pegue 16 pontos na segunda lateral da meia. Você ficará com 72 pontos na agulha.
Coloque os marcadores:
Você vai contar os pontos do calcanhar e achar o meio aproximado do calcanhar da peça, colocando um marcador. Depois vai contar o meio aproximado da parte da frente da peça (dedos) para saber o meio e colocar um segundo marcador.
Agora vamos tecer todos os pontos de forma circular. Eu coloquei um terceiro marcador para saber quantas voltas dei.
Diminuições para os dedos e calcanhar:
Essa parte precisa ter 6 cm de altura. Eu então iniciei uma carreira em tricô, seguida por outra em meia. Você repetirá essas duas carreiras, lembrando de fazer 1 diminuição (2pjm) no ponto anterior e posterior dos marcadores, em todas as carreiras em meia.
Eu contei, e foram 9 carr, na 10ª carreira (que será em meia) fiz o arremate da peça (1m, outro meia, passa primeiro pontos sobre o segundo).
Costure:
Para finalizar costure a sola com um pedaço do fio do trabalho. Esconda a ponta do fio da costura, e a ponta inicial da peça e pronto.
Trançado do Caninho:
Para o trançado, coloque 22 pontos nas agulhas. Em seguida faça um carreira de pontos meia. Na carreira seguinte faça: 1m, 1 aum, *4m, 1 aum* 1m. Em seguida inicie o trançado:
1ª carr: 3m, 2t, 2m, 6t, 2m, 6t, 2m, 2t, 3m.
2ª carr: 5m, 2t, 6m, 2t, 6m, 2t, 5m.
3ª carr: 3m, 2t, 2m, 6t, 2m, 6t, 2m, 2t, 3m.
4ª carr: 5m, 2t, 6m, 2t, 6m, 2t, 5m.
5ª carr: 3m, 2t, 2m, 6t, 2m, 6t, 2m, 2t, 3m.
6ª carr: 5m, 2t, passe 3 pts para ag aux e seguro-os na frente do trab, 3m, depois 3m sobre os pontos da ag aux, 2t, passe 3 pts para ag aux e seguro-os atrás do trab, 3m, 3m sobre os pts da ag aux, 2t, 5m.
7ª carr: 3m, 2t, 2m, 6t, 2m, 6t, 2m, 2t, 3m
8ª carr: 5m, 2t, 6m, 2t, 6m, 2t, 5m.
Repita essas 8 carr 9 vezes (até que a peça atinja 32 cm).
Para finalizar, pare na carr nº 7, e na 8ª faça:
8ª carr: 5m, 2t, 2pjm (3 vezes), 2t, 2pjm (3 vezes), 2t, 5m.
Montagem:
Pregue 3 botões no caninho, e costure-o como mostrado no vídeo (de forma a formar um folho para o caninho.