Uma das perguntinhas que mais ouço é: "Day, tricô é fácil? Será que eu consigo aprender?". Eu sempre digo que sim, e as pessoas depois acabam me dizendo que eu "fiz parecer fácil, mas que é muito difícil".
Acho que é verdade, mas se você parar para pensar, a dificuldade é exatamente o quê faz do tricô algo tão bacana. Você terminar e pensar "eu consegui" é muito gratificante. Os dedos pode até doer um pouquinho, os pulsos, os ombros... eu as vezes desenrolo o novelo inteirinho e acabo tendo que cortar o fio para tirar os nós que formaram. Da raiva, você deixa de dormir pensando "onde será que ta o erro"... mas esse é o bacana.
Se você é iniciante, tente manter a calma. O tricô é uma terapia que nos ensina além de trançar os fios, a ser persistentes, determinados, a manter a calma, o foco e a manter silêncio. Quase uma meditação. A mente trabalha junto com o raciocínio, e você aprende a controlar a ansiedade, sempre se desafiando em projetos mais complexos. Talvez isso não seja para todos, mas vale a pena tentar.