25/10/2018

Maxi Cachecol de Tricô Gibóia: Receita Fácil, Unissex e Perfeita para o Inverno #215

Print Friendly and PDF

Continuando com minhas receitas com nomes da natureza, hoje eu trago o meu maxi cachecol Gibóia. Ele é unissex, é fácil de tecer, e você pode usar fio duplo, ou um fio normal. Caso você faça com apenas 1 fio, use de 3 à 4 novelos, e agulha nº 4, tecendo com 42 pontos na agulha para tecer um maxi cachecol (como o meu). Franjas são opcionais tanto na versão para homens quanto na versão para mulheres! 
 






    Se você ama acessórios confortáveis, estilosos e fáceis de tricotar, tenho certeza de que vai se apaixonar por este Maxi Cachecol Gibóia. Inspirado nas formas e texturas da natureza, ele faz parte de uma coleção especial de receitas que carinhosamente batizei com nomes inspirados no mundo natural. O resultado é uma peça marcante, cheia de personalidade e perfeita para complementar os dias mais frios com muito charme.

    O que mais gosto neste cachecol é sua versatilidade. Ele possui um visual moderno, funciona perfeitamente tanto para homens quanto para mulheres e pode ser adaptado de diversas formas. Você pode tricotar usando fio duplo para criar um cachecol mais volumoso e quentinho ou optar por um fio único para uma versão mais leve. Além disso, a receita também permite transformá-lo facilmente em uma gola circular, criando uma peça prática e elegante para o inverno.

    Apesar do efeito texturizado impressionante, esta é uma receita de tricô acessível até mesmo para quem está começando a explorar pontos decorativos. O padrão é simples de memorizar e cria um relevo lindo que valoriza ainda mais os fios escolhidos. As franjas são opcionais e permitem personalizar o acabamento de acordo com seu estilo.

    Pegue suas agulhas, escolha sua cor favorita e venha tricotar comigo este maxi cachecol de tricô fácil e elegante. Tenho certeza de que ele vai se tornar uma das peças mais queridas do seu guarda-roupa de inverno.





Materiais:
Agulha nº 8 mm (usei circular de 60 cm de bambu da Círculo).
5 novelos do Fio Lã Seda da Círculo cor mostarda 7030 (mais informações destes novelo aqui).

Amostra:
um quadrado de 5 cm x 5 cm tem 6 pontos e 5 carreiras.

Créditos:
Receita, vídeo e fotos: Blog-By-Day
- por favor, não retire os créditos ao copiar/compartilhar essa receita -

Colocar 24 pontos nas agulhas usando fio duplo.
Fazer 2 carreiras em meia.
1ª carr: 1 sem fazer, 2m, 18 tricôs, 3m.
2ª carr: 1 sem fazer em meia, 2m, *1m, (1m, 1t, 1m no mesmo ponto)* terminando com 3m.
3ª carr: 1 sem fazer em meia, 2m *3m, 1t*... 3m.
4ª carr: 1 sem fazer, 2m, *1m, 3pjt*... 3m.

Eu então repeti as carreiras 1 à 4 para que o cachecol ficasse maior. Eu fiz 58 repetições das carreiras do desenho e parti para a finalização da minha peça. Para isso, fiz 4 carreiras em meia e arrematei também em meia.  Quando você precisar fazer a emenda dos novelos, eu indico que você faça essa emenda aqui (que vou deixar o vídeo aqui na receita).  Dessa forma seu cachecol ficará lisinho, pois o nó é beeeem pequeno e some na trama da peça. Se você não gosta desse nó, poe usar também a emenda russa (Que eu também vou deixar o vídeo aqui).





Detalhe das Franjas: Para as franjas eu cortei pedaços de 30 cm (utilizei para isso um 6º novelo). No total foram 30 pedaços pois eu fiz 5 grupos, de 3 pedaços cada. Com o auxílio da própria agulha fui pregando os grupos de fios nas duas laterais do cachecol. Gostaria de lembrar que franjas são opcionais (tanto a presença delas, quanto a quantidade e o tamanho de cada franja).

Para Fazer uma Gola Circular: você tem duas opções. A mais simples é costurar as duas laterais do seu cachecol, e a segunda opção é deixar uma das extremidades sem arrematar e finalizar a sua peça com a costura que mostrei nesse vídeo aqui