16/01/2015

Casaquinho de Menina #119

Print Friendly and PDF

Receita Original: Blog Cores e Agulhas
Fio: Um Novelo de Bella da Pingouin (405 m) na cor salmão 1322 ou Fio Charme da Circulo na cor salmão (eles são o mesmo tipo porém de marcas diferentes).
Agulha: Circular de 80cm nº 3 do site www.novelandia.com.br
Marcadores: 4 marcadores do site www.novelandia.com.br
Tamanho: aproximadamente 9 meses - 1 ano.


Oi gente tudo bem? Hoje eu queria postar essa receita simples e bacana de casaquinho. Eu peguei a receita original no blog Cores e Agulhas (e tive a permissão da autora para compartilhar a receita aqui) mas fiz muitas alterações na receita. Se você quiser a receita original, visite o blog dela, é super lindo e a receita ta bem explicada então podem fazer sem medo, além de ser uma receita muito bonita. Como vocês verão eu tirei os pontos fantasia e ele ficou bem simples e menos trabalhado.
 Eu simplifiquei a receita pois fiquei com medo do meu novelo acabar (eu só tinha um novelo) mas no fim deu tudo certo e ainda sobrou o suficiente para um gorro. Agradecimentos feitos, vamos então às indicações de como fazer esse casaquinho salmão.

Corpo:
 Monte 80 pontos na agulha nº 3. 
 Faça 8 carreiras em barra 1x1. (1 tricô e 1 meia, avesso acompanhar o ponto) e no inicio da carreira 5 pontos tricô e no final 5 pontos tricô para formar o acabamento, não esquecer de fazer 1 casa para o botão (2 tricô, 1 laçada, 2 pontos juntos em tricô),  na 5ª carreira.
Terminada a barra 1/1 fazer 3 carreiras de ponto tricô tanto no direito como no avesso e 1 carreira de ponto tricô no avesso para poder voltar a trabalhar no direito do casaquinho ou 3 cordões de tricô (direito e avesso) não esquecendo dos 5 pontos de acabamento nas laterais.

Pala:
1ª carr.: 5 ponto trico, 3 pontos meia, 1 laçada, 1 meia, 1 laçada, *6 pontos meia, 1 laçada, 1 meia, 1 laçada* terminar a carreira com 3 pontos meia e 5 pontos trico.

2ª carr. e todas pares: Só ponto tricô.
3ª carr.: 5 pontos trico * só ponto meia* e terminar com 5 pontos trico.
5ª carr.: 5 ponto trico, 4 ponto meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, * 8 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia* terminar com 4 pontos meia e 5 pontos trico
7ª carr.: 5 pontos trico, * só ponto meia* e terminar com 5 pontos trico
9ª carr.: 2 pontos trico, 1 laçada, 2 pontos juntos em trico, 1 ponto trico, 5 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, *10 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada*, terminar com 5 pontos meia e 5 pontos trico (nessa carreira fiz outra casa de botão)
11ª carr.: 5 pontos trico, * só ponto meia* e terminar com 5 pontos trico

13ª carr.: 5 trico, 6 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, * 12 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada* terminar com 6 pontos meia e 5 pontos trico 
15ª carr.: 5 pontos trico, *só ponto meia* 5 pontos trico
17ª carr.: 5 pontos trico, 7 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, *14 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada*, terminar com 7 pontos meia, 5 pontos trico
19ª carr.: 5 pontos trico, *só ponto meia* e terminar 5 pontos trico
21ª carr.: 5 pontos trico, 8 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, *16 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada* terminar com 8 pontos meia, 5 pontos trico
22ª carr.: 2 pontos trico,1 laçada, 2 pontos juntos em trico, 1 ponto trico e os demais pontos *só meia* e terminar com 5 pontos trico... nessa carreira iremos ficar num total de 200 pontos.
Obs.: Terão que ficar 6 buraquinhos em toda a pala no sentido do comprimento, ok!
Fazer novamente 3 carreiras de ponto trico tanto no direito como no avesso e 1 carreira de ponto trico no avesso para poder voltar a trabalhar no direito do casaquinho ou 3 cordões de trico (direito e avesso) não esquecendo dos 5 pontos de acabamento nas laterais.
Divisão:
Agora dividir os pontos do casaquinho que ficará na seguinte forma:
31 pontos para a frente, 38 pontos para a manga direita, 62 pontos para as costas, 38 pontos para a manga esquerda e 31 pontos para a frente: 31+ 38+ 62+ 38+ 31=200
Tricotar os 31 pontos da frente e colocar no alfinete, tricotar os 38 pontos para a manga e colocar no alfinete, tricotar os 62 pontos para as costas e colocar no alfinete, tricotar os 38 pontos para a manga e colocar no alfinete os 31 pontos da outra frente.... iremos tricotar primeiramente as mangas.

Mangas:
Eu fiz apenas meia do direito e tricô no avesso por aproximadamente 45 carreiras. Em seguida fiz 10 diminuições na última carreira e fiz barra 1/1 por 7 carreiras arrematando no avesso na 8ª carreira. Usei arremate que acompanha o ponto.

Corpo do Casaquinho:
Fiz como manda a receita, tricotando frentes e costa juntas. O ponto que eu utilizei foi este aqui:
Ponto Fantasia: (lembre de guardar 5 pontos em cada borda para transpasse).
Carr 1 (direito): toda em meia
Carr 2 (avesso): toda em tricô
Carr 3 (direito): toda em meia.
Carr 4 (avesso): toda em tricô
Carr 5 (direito): *fazer 1t, 1 sem fazer em tricô com o fio na frente do trabalho*
Carr 6 (avesso): *fazer 1m, 1 sem fazer em meia com o fio atrás do trabalho*
Faça até ter 10 carreiras do ponto fantasia. em seguida, faça 5 cordões de tricô para o acabamento da base do casaquinho e arremate pelo direito. Eu distribui 5 casas de botões a cada 6 cordões.


E aí você gostou deste casaquinho? Eu espero que sim, compartilhe esse post com suas amigas no facebook, e se tem alguma dúvida deixe aqui um comentário que eu tento ajudar. Um abraço e até a próxima.

Comentários

  1. Respostas
    1. Gostava de uma receita para casaco de menina em tricot para 4 anos

      Excluir
  2. Olá! Tudo bem? Desde já muitos Parabéns pelo seu blog e canal no YouTube. Sou de Portugal e adoro "seguir " os seus passos.
    Desde já quero enviar-lhe um beijinho imensamente grande e muita força nesta sua perda.
    Queria fazer-lhe duas perguntinhas.
    Este casaquinho acima não tem aumentos nas mangas?
    E na junção das frentes com as costas também não tem aumentos?
    Muito obrigada pela atenção/ajuda. Desejo-lhe tudo de bom. Beijocas ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo carinho.
      Este casaquinho não tem aumentos nas mangas e nem nas junções para o corpo pois a pala já fica um tamanho bom para essas partes.
      :) Um abraço enorme à você, fique com Deus!

      Excluir
  3. Olá!
    Lindo!
    Qual é a tensão e medidas finais?
    Posso usar a mesma amostra do casaco salmão?

    Gratidão!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, a tempos atras eu peguei uma receita de ponto espiga, porem por motivos de mudanças nós perdemos muitas coisas, e minha cx de receitas de trico se foi, eu gostaria de conseguir a receita do ponto espiga será possivel? andei procurando e não achei em vários blogs, eu não me lembro de onde peguei, deixei a costura de lado, a pintura e quero aprender a tricotar, essa será minha meta daqui até o fim do ano sei que Deus quer, pois estarei colocando minha mente p/ funcionar mais, estou ficando muito esquecida e tenho medo de perder a memoria, por isso estou recorrendo a você , por favor e gentileza, desde já fico muito grata, excelente semana, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vou dar uma olhada aqui nas receitas que possuo, e se encontrar postarei com prazer aqui no blog e no canal do Youtube ok ^^
      Um abraço (obrigada pelo carinho e contato).

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Day, eu amo tudo que vc Faz, sempre tento fazer os modelos dos vídeos, estou esperando você fazer vídeo desses casaquinhos pois não consigo só pela receita 😭😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve gravarei mais receitas para bebê, mas você viu os modelos que já tenho gravado aqui?

      Excluir
  7. Adorei e quero fazer para minha neta, que tem 2 anos. Posso usar a tecnica de trabalhar com la e fio, com agulha maior?

    ResponderExcluir
  8. Olá! Gosto muito do seu blog e estou fazendo algumas peças, e nesse casaquinho percebi que a carreira 22(que seria tricot) indica para fazer uma casa de botão. Não seria na carreira 23, acompanhando as outras?

    ResponderExcluir
  9. Olá Day, gosto muito dos seus trabalhos e da sua maneira de explicar. Gostava de saber quantas malhas se tem que colocar na agulha para fazer um casaco como este , mas para uma menina de 17 meses. Muito obrigada e beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts. Gostaria apenas de lembrar que comentários anônimos (e sem nome) vão para outra aba em meu painel de mensagens junto com spans e mensagens de propaganda. Um abraço.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.