Olá. A receita de hoje é uma mescla de diversos pontos, e mistura tanto o ponto trinity, quanto o ponto arroz com os cordões em tricô e cordões em meia. No geral a receita é simples e fácil e pode ser feita por iniciantes no tricô sem nenhum problema. Qualquer dúvida sobre os pontos, leia o glossário de pontos do blog. Fiz ela para complementar uma peça pois acho que conjuntinhos ficam bons como presentes. Esse post ta bem completinho, medi, peguei a tensão, coloquei links importantes, tem vídeo de ponto e de toda a peça. Eu estou dando mais carinho e atenção às receitas na hora de escrever. Isso ajuda vocês, ajuda quem usa as receitas aqui do blog para fazer encomendas, e deixa o blog mais certinho, eu sou meio chata com o blog, quero ele sempre todo completinho, acho que por isso eu demoro tanto para postar receitas novas.
Sobre os materiais: Para executar essa peça, eu utilizei agulhas nº 3.0 circulares (mas você pode usar retas) e utilizei o fio Super Bebê (mas você pode utilizar Baby Charm ou Mais Bebê). A fita que eu coloquei, é a número 0 e cada sapatinho ganhou uma pedaço de 35 centímetros para que o laço ficasse ok. Mas você pode medir o tamanho que mais lhe agradar.
Sobre as medidas: As medidas finais foram (aproximadamente): 9 cm de sola e 7 cm de altura, a frente mede 4,5 cm. Essas medidas correspondem a um pé de neném de 1 mês até alí pelos 4 meses de vida (na medida de sapatos, esse é o nº 15). Mas eu acho importante lembrar que pé de neném varia conforme a criança ok.
Sobre a tensão dos pontos: A tensão deu 10 pontos em cada 4 cm de trabalho (largura), e 4 carreiras para cada 1 cm trabalhado (altura).
Colocar 35 pts na g. nº 3.
1ª carr: 2m, laç, 13m, laç, 2m, laç, 1m, laç, 2m, laç, 13m, laç, 2m.
2ª carr: e todas as pares em tricô.
3ª carr: 3m, laç, 13m, laç, 3m, laç, 3m, laç, 3m, laç, 13m, laç, 3m.
5ª carr: 4m, laç, 13m, laç, 4m, laç, 5m, laç, 4m, laç, 13m, laç, 4m.
7ª carr: 5m, laç, 13m, laç, 5m, laç, 7m, laç, 5m, laç, 13m, laç, 5m.
8ª carr: meia.
9ª carr: tricô.
10ª carr: meia.
11ª carr: tricô.
12ª carr: meia.
Agora dividir o trabalho para formar o peitinho do pé. Pelo direito da peça faça ponto arroz sobre os primeiros 24 pontos, em seguida fazer 10 pts em arroz, pegando juntos o 10º e o 11º (ficam 24 pontos em espera do outro lado). Continue com a diminuição até restarem 14 pontos (serão 14 - 11 - 14). Na minha contagem final ficarão 38 pts.
Fazer a carreira do avesso em arroz.
Em seguida, pelo direito começar o caninho. Faça 1 carreira em tricô, e no avesso faça 1t *laç, 2pjt* terminando a carreira com 1 t. Assim, voltamos a ter 38 pontos na agulha.
Agora começaremos a fazer o ponto trinity no caninho. Vou deixar a vídeo aula que eu ensino a fazer esse ponto no fim deste post. Eu repeti o ponto por 3 vezes.
Depois faça 3 carreiras em tricô e arremate a peça pelo avesso.
Aqui está o vídeo com a aula sobre o ponto trinity. No vídeo tem a receita do ponto, alí em cima no post eu também coloquei o link do post com a receita escrita deste ponto. Por favor, dê um curtir no vídeo (lá no Youtube) e assine nosso canal, para não perder as próximas receitas. Um abraço, vejo vocês no próximo post.